Seja bem vindo ao Novo Cenário, 12 anos de experiência em seguros!

Telefone
11-4765-4020

Diferenças entre seguro de vida e caderneta de poupança

Diferenças entre seguro de vida e caderneta de poupança

O objetivo de um planejamento financeiro adequado é assegurar a formação de uma reserva suficiente para garantir a liberdade financeira ou realizar um projeto pessoal. Esta reserva pode ser formada por meio de diferentes produtos financeiros. Neste texto vamos avaliar vantagens e desvantagens da caderneta de poupança e do seguro de vida para a formação desta reserva.


A caderneta de poupança foi o primeiro produto financeiro criado no Brasil, ainda no reinado de Dom Pedro I. Desde sua origem ela se caracteriza como uma conta bancária de depósitos que rendem juros mensais de 0,5% acrescida da inflação. Atualmente os recursos da poupança são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) até o valor de R$ 250 mil por CPF. E a rentabilidade da poupança pode ser reduzida se a taxa de juros Selic estiver abaixo de 8,5% ao ano, como agora.


Já o seguro de vida é uma modalidade de seguro de pessoas que visa proteger o segurado ou sua família. Trata-se de um produto regulado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), por isso todo o capital segurado está protegido. Dentre as diversas coberturas previstas, é possível assegurar o pagamento do benefício ao final de um período estipulado em contrato.


Veja abaixo algumas diferenças entre caderneta de poupança e seguro de vida:


Reserva disponível em caso de morte ou invalidez

Na caderneta de poupança, apenas o valor depositado na conta fica disponível para a família em caso de morte ou invalidez. Já no seguro de vida, todo o capital segurado fica disponível, independentemente de que momento acontece o óbito. Isto é importante porque nunca se sabe quando uma fatalidade pode acontecer. Deste ponto de vista, o uso do seguro de vida para formar uma reserva financeira é mais seguro que a caderneta de poupança.


Rentabilidade

A poupança é o investimento menos rentável do mercado financeiro. Qualquer outro produto rende mais que a poupança. No caso do seguro de vida, o capital segurado é investido em um fundo de investimento cujas regras são estabelecidas pela SUSEP. A composição do fundo é obrigatoriamente conservadora, mas mesmo assim ele entrega uma rentabilidade maior do que a poupança.


Proteção do capital

Na caderneta de poupança a garantia do FGC é limitada a R$ 250 mil por CPF. Já no seguro de vida o capital segurado é integralmente protegido. Em caso de liquidação da seguradora, a SUSEP intervém para preservar o direito dos clientes, intermediando a compra a carteira por outras seguradoras.


Procure a Novo Cenário e avalie como podemos planejar a formação de uma reserva financeira para a realização de um projeto pessoal.



FONTE: Novo Cenário


Compartilhe isso: