Seja bem vindo ao Novo Cenário, 12 anos de experiência em seguros!

Telefone
11-4765-4020

Como usar o décimo terceiro para proteger sua família

Como usar o décimo terceiro para proteger sua família

O décimo terceiro salário, além de ser um direito garantido pela Constituição, faz parte da cultura financeira do país. Em 2018 a primeira parcela do benefício, paga no dia 30 de novembro, injetou R$ 211,2 bilhões na economia, segundo o Dieese. Entretanto, por ser um dinheiro extra, o recomendado é que o décimo terceiro seja utilizado para poupança e investimento, e não para aumentar os gastos da casa.


Um estudo da Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito mostra que apenas 27% dos brasileiros pretende usar o décimo terceiro para investir, enquanto 17% usará o recurso para quitar dívidas e os 56% restantes vão gastar nas festas de final de ano. Ou seja, para mais da metade dos brasileiros o dinheiro acabará em dezembro e a família estará descoberta se houver alguma dificuldade inesperada demais.


Para que você não seja uma dessas pessoas, veja algumas estratégias interessantes para que o seu décimo terceiro ajude a proteger o futuro da sua família:


Planejar a faculdade dos seus filhos

Outra solução interessante é assegurar os recursos para quando seus filhos estiverem na época da faculdade ou no início da vida profissional. Algumas modalidades de seguro são firmadas quando a criança tem até 13 anos e são pagas depois que eles chegam à idade adulta. Com um seguro como este ele se garante dos custos para começar a vida profissional.


A vantagem de usar o décimo terceiro para esta finalidade é que você pode antecipar o prêmio de doze meses no seguro. Assim você não contrata um custo extra para o ano, e guarda o dinheiro para quando sua família vai precisar mais.


Planejar um sonho pessoal

Porque fazer uma viagem hoje com o valor de um décimo terceiro se você e sua família podem fazer a viagem dos seus sonhos usando dez décimos terceiros, por exemplo. Pode também comprar a casa própria, ou realizar qualquer sonho pessoal. Alocando o recurso em um investimento de renda fixa, ele vai render enquanto você toca sua vida normalmente.


Alguma modalidades de seguro de pessoas são feitas exatamente para esta finalidade, ajudar o segurado a guardar dinheiro para uso pessoal. Com a vantagem de que o capital não está sujeito aos mesmos riscos que em um investimento comum. Ao fazer um seguro neste formato, você contrata uma rentabilidade da seguradora, e ela assume o risco. Ao utilizar o décimo terceiro, você pode antecipar o prêmio de doze meses, sem comprometer a sua renda.


Reserva para emergência

Outro uso inteligente do décimo terceiro é aplicá-lo para se proteger de situações emergenciais. Há seguros com cobertura sobre o tempo de internação ou que antecipa o prêmio em caso de doença terminal.


A vantagem de usar o décimo terceiro nestas modalidades de seguro é que o capital coberto é superior ao valor do salário, ou seja, é possível segurar um capital maior. E novamente a pessoa pode antecipar doze parcelas usando o décimo terceiro, sem comprometer a renda mensal.


Para avaliar qual a forma mais inteligente de usar o seu décimo terceiro, procure a Novo Cenário, para que possamos fazer uma avaliação das opções disponíveis.



FONTE: Novo Cenário


Compartilhe isso: